Qualidade de vida: confira bons motivos para fazer agachamento

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O agachamento é um exercício pode ser considerado um dos exercícios mais completos que existe. Ele é chamado de exercício composto, ou seja, trabalha várias regiões do corpo ao mesmo tempo.

 

Tanto para atletas quanto para a população em geral, o exercício melhora a mobilidade funcional e dá mais velocidade em caminhadas e corridas, aumenta a densidade mineral óssea e com isso, ocorre as chances de fraturas são bastante reduzidas.

O exercício também fortalece a musculatura do core evitando dores nas costas e lesões, maior altura em saltos verticais e um melhor desempenho nos esportes de quadra ou campo. E se a ideia é deixar o bumbum durinho, as coxas definidas e a barriga sarada, o agachamento deve ocupar o topo da sua lista de exercícios praticados para melhorar a forma.

Prático, ele pode ser feito em casa, no parque ou na academia, porém, não é um exercício tão simples pois, requer cuidado com postura, execução, carga, como qualquer outro exercício e para executá-lo de forma correta, é preciso ter cuidado para não causar lesões, sobretudo nos joelhos e na coluna, mas fique tranquilo: ele está longe de ser um destruidor de joelhos.

Confira mais benefícios do agachamento

Trabalha o corpo por completo – Trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), abdominal e lombar. Com pernas fortes e bumbum durinho, você protege a sua lombar e ganha mais equilíbrio ao se movimentar.

Trabalha até os braços – Se você acrescentar uma carga na parte superior do corpo, terá quase todo o corpo trabalhado durante o exercício. Você pode elevar os braços, segurar uma bola com as mãos, usar barra nos trapézios, peso acima da cabeça, kettlebell etc. Essa alternativa é ótima para quem tem pouco tempo para treinar e quer fazer exercícios que valem por vários outros de academia de uma só vez.

Maior facilidade para tarefas diárias – Com a cintura trabalhada, você tem mais versatilidade para se movimentar com equilíbrio no dia a dia. Já as pernas fortes facilitam o sentar e levantar de uma cadeira ou sofá, por exemplo. Por isso, o agachamento é indicado tanto para quem quer definir melhor o corpo quanto para quem pretende apenas manter um condicionamento físico ideal para realizar tarefas cotidianas.

Melhora a capacidade cardiorrespiratória – Como todo bom exercício físico realizado de forma correta, o agachamento permite uma expansão torácica durante a sua realização. Como resultado, há melhora da capacidade respiratória e benefícios ao sistema cardiovascular. Mas é importante que você faça o movimento de forma correta: inspire ao flexionar os joelhos e expire ao se levantar.

Diminui problemas de coluna – Ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura. Com os glúteos trabalhados de forma mais intensa e em amplitude total, também ficamos com a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna. O resultado são menos dores nas costas causadas por má posição do corpo durante o dia.

Melhorar a postura em geral – Além de proteger a lombar, o agachamento força com que você trabalhe o seu equilíbrio, uma vez que você não usa aparelhos de academia que servem de apoio. Ao segurar uma barra à sua frente durante o exercício, você também impede que o seu tronco se flexione, ou seja, a coluna não se curva para a frente e as costas ficam sempre eretas.

Com informações dos sites Boa Forma e Minha Vida

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