Alerta: veja os 10 tipos de carros mais roubados no Brasil, segundo pesquisa

0

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), mediante o Índice de Veículos Roubados (IV-R), dos 10 carros mais vendidos do Brasil, o Volkswagen Voyage foi o mais visado por ladrões em 2014.

 

Em 2014, foram roubados ou furtados 2.053 veículos, de um total de 119.428,94 carros do modelo que têm seguro no país, ou o equivalente a um índice de 1,719%. O índice é obtido a partir da divisão do número de sinistros (que é a soma entre os casos de roubos e furtos) pelo número de veículos segurados de cada modelo. Os dados são coletados a partir de apólices ativas e de dados informados pelas seguradoras à Susep.

Vale destacar que veículos com maiores índices de roubo, geralmente têm seguros mais caros, e apesar de outros fatores terem peso no preço da proteção, como perfil do motorista e custo de conserto, o índice de roubo e furto do veículo é responsável por 50% do custo do seguro. Porém, o índice de roubo de cada modelo pode variar em cada estado e até entre os bairros de uma mesma cidade. Ou seja, os índices de modelos mais roubados servem apenas como referência ao consumidor na hora da compra.

PESQUISA

Na pesquisa foram incluídos apenas os índices de roubos dos 10 veículos mais vendidos no país entre 2010 a 2014, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Assim, foram excluídos da listagem modelos que acabavam aparecendo no topo da lista dos mais roubados porque o número de carros segurados era ínfimo, e assim, mesmo com pouquíssimos sinistros acabavam ficando com altos índices de roubo e furto.

A montagem do ranking, portanto, foi feita da seguinte forma: inicialmente foram selecionados os 10 carros mais vendidos do país nos últimos cinco anos; em seguida foram verificados os índices de roubos e furtos de cada um deles; e por fim, os modelos foram listados em ordem decrescente, dos mais roubados para os menos roubados.

Confira o ranking dos carros com os maiores índices de roubo e furto do país entre os veículos mais vendidos de 2010 a 2014:

1º lugar: Volkswagen Voyage

2º lugar: Fiat Palio Weekend

3º lugar: Fiat Uno acima de 1

 

4º lugar: Fiat Palio acima de 1

 

5º lugar: Fiat Siena acima de 1

 

6º lugar: Fiat Siena 1

 

7º lugar: Kia Cerato

 

8º lugar: Hyundai HB20

 

9º lugar: Fiat Palio 1.0

 

Com informações do portal UOL

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com