Pesquisa aponta que corrupção é o maior problema para os brasileiros

0

Nesta semana, uma pesquisa do Datafolha apontou que a corrupção é o maior problema para os eleitores brasileiros. “34% dos eleitores colocam a corrupção como o principal problema do Brasil na atualidade. Na sequência aparece saúde, com 16%; desemprego, com 10%, educação e violência, ambos os temas com 8%” (Folha de S.Paulo). Isso é um fato inédito na história recente brasileira. Em levantamentos anteriores a corrupção sempre apareceu entre quarto e quinto lugares.

 

A corrupção, provavelmente, desembarcou no Brasil junto com os primeiros colonizadores. De lá para cá, ela se incorporou na cultura nacional disfarçada no tal “jeitinho brasileiro” – uma maneira “esperta” de resolver problemas atalhando caminhos. Uma cervejinha pro guarda aqui, uma ponta pro fiscal ali e, até mesmo, coisas como furar a fila, colar na prova ou fraudar um trabalho escolar são exemplos de pequenas corrupções.

Esse despertar da consciência sobre os malefícios que a corrupção causa à vida nacional pode ser um início de um processo de mudança social se vier acompanhada de atitudes de combate efetivo a esta praga. Hoje, com os instrumentos que existem de controle social do Estado – Lei 131/2009, que criou os Portais da Transparência e Lei 12.527/2011, que regulamentou o Acesso à Informação – é possível fiscalizar, com rigor, como o Poder Público gasta o dinheiro arrecadado pelos impostos pagos pela população, e garantir que sejam utilizados de forma correta.

 

Do Fiscaliza.Br.Ap

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com