Capiberibe, novo líder do PSB no Senado, diz que vai lutar pela reforma política

0

Eleito líder da bancada do PSB no Senado, João Capiberibe comentou nesta segunda-feira, 2, que vai devolver a confiança depositada pelos senadores Antônio Carlos Valadares, Fernando Bezerra, Lídice da Mata, Roberto Rocha e Romário com muito trabalho e diálogo. Sua principal meta, como líder, é a construção de um consenso partidário que possa influenciar e interferir nos temas mais importantes para o avanço do Brasil

 

Sua principal bandeira é a reforma política. Para o senador, é imprescindível pôr fim aos financiamentos privados de campanha. “Nós também vamos lutar para acabar com coligação nas eleições proporcionais, fazendo com que seja respeitado o voto do cidadão. São temas que estão amadurecidos e que precisam ser votados”, declarou o senador.

Sobre a reeleição de Renan Calheiros para a Presidência do Senado Federal, o senador João Capiberibe comentou que os 31 votos que obteve o candidato Luiz Henrique, apoiado pela bancada do PSB, é o claro sinal de que as coisas estão mudando no Congresso Nacional.

“Queríamos uma Presidência que pudesse pautar com rapidez temas importantes para o Brasil e Luiz Henrique assumiu esse compromisso. Esse grupo que dirige o Senado está há 24 anos se alternando e, na democracia, é fundamental que haja esse confronto de ideais”, resumiu Capiberibe.

O senador explicou que o partido, há duas semanas, tinha decidido lançar a candidatura de Antônio Carlos Valadares como uma opção àqueles que desejassem divergir da atual Presidência tivessem um nome para votar.

No entanto, pela tradição, a Presidência é ocupada pelo partido com o maior número de senadores eleitos, o chamado critério da proporcionalidade. Diante da clara demanda em torno de uma alternativa ao nome de Renan Calheiros, houve uma divergência no PMDB, surgindo então o nome de Luiz Henrique, o que levou o PSB a decidir abrir mão da própria candidatura para apoiá-lo e, dessa forma, respeitar o critério da proporcionalidade.

“Essa disputa serviu para deixar claro que nem todos concordam com o atual modelo de gestão e a renovação certamente vai acontecer”, concluiu Capiberibe.

1 of 1

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com