Ana e João são os nomes mais populares na Amazônia, aponta IBGE

0

Outros nomes como Maria e Lucas também se destacam na lista. Dados são referentes ao Censo 2000 do órgão

 

Se você morava na Amazônia no ano 2000, provavelmente deve se chamar Ana ou João. De acordo com o projeto Nomes do Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (27), estes são os nomes mais populares entre os moradores da região.

Entre as mulheres, Ana é o nome mais popular nos Estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No Acre e no Maranhão, a preferência é por Maria. Os dois nomes se revezam no pódio da predominância com Vitória. As exceções são Amanda e Filha, que se destacam no Mato Grosso e em Roraima, respectivamente.

Já entre os homens, a liderança absoluta é do nome João. Lucas é o segundo nome mais preferido em todos os Estados, menos no Acre. Outros nomes masculinos que figuram no pódio são Gabriel e José. Antônio e Carlos aparecem no Acre e no Maranhão, respectivamente.

Colonização portuguesa

Na opinião dos dois pesquisadores entrevistados pelo Portal Amazônia, a explicação para a predominância destes nomes está na colonização portuguesa. “Nossa colonização foi apartada do restante do Brasil. A presença portuguesa foi mais forte no Grão-Pará que em outras províncias do País”, opina o historiador de negritude do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Juarez Silva Júnior. O historiador cita como exemplo também os nomes das cidades paraenses como Óbidos, Belém e Alenquer. “A colonização é um processo que se propaga no tempo”, destaca.

O antropólogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Parintins, Renan Albuquerque, vai além. “Acredito que a inserção destes nomes foi feito pelos portugueses e vejo até como um processo de opressão, demorado e violento”, analisa levando em conta o distanciamento da cultura indígena.

Albuquerque acrescenta que as ordens religiosas católicas que mais atuaram na Amazônia foram os jesuítas, franciscanos e carmelitas. “A presença portuguesa definiu não só os nossos nomes, mas também nossas festas populares e até nossas comidas”, destacou.

Confira abaixo a lista de nomes mais populares nos Estados da Amazônia:

Acre

Maria

Ana

Vitória

João

José

Antônia

 

Amapá

Ana

Maria

Vitória

João

Lucas

Gabriel

 

Amazonas

Ana

Maria

Vitória

João

Lucas

Gabriel

 

Maranhão

Maria

Ana

Vitória

João

Carlos

José

 

Mato Grosso

Ana

Maria

Amanda

João

Carlos

José

 

Pará

Ana

Maria

Vitória

João

Lucas

Gabriel

 

Rondônia

Ana

Maria

Vitória

João

Lucas

Gabriel

 

Roraima

Ana

Maria

Filha

João

Lucas

Gabriel

 

Tocantins

Ana

Maria

Vitória

João

Gabriel

Lucas

Do Portal Amazônia

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com