É fome ou vontade de comer? Descubra!

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Basta estar ansioso ou eufórico para muita gente sentir uma vontade  incontrolável de comer guloseima. Os médicos chamam isso de “fome emocional”. “Enquanto a fome física é uma necessidade orgânica de alimentar o corpo, a emocional está relacionada a uma dificuldade em lidar com nossos sentimentos, tristezas e ansiedades”, diz o endocrinologista Renato Zilli.

 

Saber identificar os sinais que definem fome e vontade de comer exige observação e uma boa dose de autoconhecimento.

Ninguém está livre de descontar as emoções na comida, mas se isso é frequente e está atrapalhando a sua saúde e bem-estar, busque ajuda. “Para melhorar a relação com a comida precisamos de um plano de ação que envolva atividade física, plano alimentar e até medicação”, afirma o médico Renato Zilli.

Observe alguns sinais:

Fome emocional

Segundo o endrocrinologista, ela surge de repente e necessita ser satisfeita com urgência. Você anseia por alimentos específicos, geralmente quitutes saborosos, como um pedaço de bolo ou batata frita.

Mesmo quando você já está satisfeita, deseja mais e mais alimentos, é o famoso “saco sem fundo”, após devorar um porção de coisas, sente-se culpa e até mesmo vergonha.

Fome física

Ela vai aumentando gradualmente e pode esperar até que você se alimente. A fome física pode ser aplacada por opções saudáveis. “Uma simples maneira de perceber as duas é saber se você pode facilmente trocar um chocolate por uma maçã ou um prato de comida”, explica o endocrinologista. Você come e se sente satisfeita. “Comer para nutrir o corpo não faz você se sentir mal sobre si mesma”, pontua Zilli.

A sua fome é emocional? Renato Zilli ensina uma técnica simples para você controlar a vontade de comer que surge mesmo após as refeições. Confira:

Repita para si: “Eu estou no controle”. Lembre-se de que, por mais que seja tentador pegar um chocolate, “você está sempre no controle do que faz ou come”, diz o médico. Em outras palavras, é você quem manda na vontade e não ela em você. Tenha isso em mente.

Respire profundo:inspire e expire cinco vezes. Concentre-se no ar entrando e saindo pelo nariz, o que vai trazer você para o momento presente e mudar o seu foco. Não funcionou? Tome um copo de água, o que ajudará a dar sensação de saciedade.

Identifique o gatilho: pense no que a fez sentir vontade de comer. Podem ser situações, como problemas ou ocasiões estressantes, ou pessoas à sua volta. Identifique como percebe a situação. “Pergunte-se: estou com fome? Ou o que estou sentindo para querer comer? Não preciso comer isso! Não estou realmente com fome, então vou comer para quê?”, sugere Zilli.

O que a motiva e a faz feliz? Agora lembre-se do que tira você da cama todos os dias. Pode ser sua família, seus amigos.

“É importante entender qual é o seu propósito de vida. Pense como essa escolha consciente, a de não comer o chocolate agora, por exemplo, irá impactar na sua saúde daqui a dez anos, trazendo mais prazer e felicidade”, sugere Zilli. Deixar de consumir um quitute pode, por exemplo, ajudá-la a emagrecer e ter mais saúde.

O resultado? Mais disposição para ver seus filhos crescerem. Imagine isso acontecendo agora! Concentre-se em sentimentos positivos, capazes de trazer prazer e felicidade, em vez de pensar que você não entra mais naquela calça.

Com informações do UOL

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