Fique atento: óculos de sol falsificados trazem riscos à saúde

0

Você procura economizar na compra de um óculos de sol? Prefere aquele mais baratinho, comprado do camelô da esquina ou até mesmo na areia da praia? O maior inimigo da visão é a radiação ultravioleta (UVA e UVB), por isso, é importante evitar alguns riscos.

 

As lentes escuras precisam antes de tudo, ter qualidade para impedir que a radiação entre nos olhos. Caso contrário, os danos podem ser até maiores do que os sofridos por quem não usa óculos nunca.

O oftalmologista Emílio Moure faz um alerta para o uso de óculos de sol falsificados, vendidos sem certificado.

“Quando utilizamos óculos solares, nossos olhos são ´enganados´ por conta das lentes mais escuras, e as pupilas não fecham tanto quanto deveriam. Se esses óculos não tiverem a correta proteção ultravioleta, nossos olhos sofrerão mais a essa exposição, que pode levar a problemas como retinopatias, catarata”, explica.

O principal cuidado, segundo o oftalmologista, é com relação a proteção ultravioleta, que hoje existem aparelhos que medem a passagem dessa radiação através dos óculos.

“O paciente pode levar os óculos solares para o médico conferir o grau (caso possua) e o nível de proteção das lentes”, orienta.

Do DOL

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com