Para cada roupa, o cuidado certo na hora de lavar

0

O sonho de muitas pessoas é poder colocar toda a roupa suja na máquina, ligar o botãozinho “mágico” e só tirar quando já estivesse quase seca. No entanto, a praticidade pode significar apenas prejuízo, pois para cada tipo de roupa (considerando tecido e acabamento) é necessário um tipo de lavagem.

 

Confira a lista que o DOL preparou com os tipos de tecidos e roupas que mais merecem a sua dedicação, na hora de lavar:

Antes de tudo, sempre siga as instruções passadas na etiqueta da peça

Seda:

Para mantê-la sempre com suas características naturais é importante lavá-la com água fria e sempre à mão. No caso de sedas coloridas, antes de lavar a peça, molhe um pequeno pedaço dela, deixando-a por um tempo debaixo d’água. Verifique se houve alteração na cor da água. Se a água ainda estiver limpa, está dado o sinal verde para sua lavagem. Caso ela desbote, uma pitada de sal na água ajuda a fixar melhor a cor.

Chiffon

Devem ser sempre lavadas à mão, sem que sejam esfregadas ou deixadas por muito tempo de molho. Na hora de secá-la, escolha um varal na sombra.

Lavar à mão e com sabão neutro é o primeiro passo do processo. O material não pode ser torcido, ir para a secadora e nem para o varal: deixe a peça secar horizontalmente em cima de uma toalha branca (para não correr o risco de a lã absorver a cor da toalha).

Couro

Precisa de cuidados especiais para que não resseque, mofe ou mude sua coloração. Por isso, na hora de lavar (sempre à mão!), água morna e sabão neutro são a melhor opção, já que não danificam a peça.O couro deve secar naturalmente e na sombra, pois a ação do sol pode desidratar a peça.

Chamois

As peças de chamois devem ser lavadas da maneira mais delicada possível. Opte sempre por um pano úmido para retirar as pequenas manchas e deixe secar naturalmente. Os resíduos de desodorante e de suor podem ser eliminados com um pano levemente úmido: para isso, friccione-o sobre a área atingida, deixe o material secar bem e escove-o devolvendo forma às fibras. Sempre guarde peças de chamois em lugares secos e frescos.

Veludo

O veludo é luxuoso, remete à realeza e é famoso por seu toque confortável. Há diversos tipos de veludo e, para cada um deles, uma recomendação. Não recomenda-se que veludos sejam lavados em casa – mas, como regra geral, vale lembrar que eles nunca devem ser esfregados. Colocar peças do tecido na máquina ou lavar com água quente então… Nem pensar! É melhor optar pela secagem natural, em local fresco.

Com informações do M de Mulher

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com