Aquecimento global: França proíbe pratos e copos de plástico

0

A França aprovou neste mês de setembro uma medida que proíbe pratos, copos e talheres de plástico destinados a alimentação.

 

A inédita medida deixa a França mais uma vez na vanguarda das grandes decisões mundiais, e causará uma verdadeira mudança na indústria de plástico.

Agora, a medida determina que os utensílios deverão ser feitos de material biodegradável.

Há anos estes objetos têm causado implicações imensuráveis para natureza, gerando um debate mundial entre cidadãos e estados sobre como solucionar o problema do plástico.

Artigos de plástico são comuns em redes de fast food, piqueniques, festas e máquinas de café, por exemplo.

A nova lei passará a valer a partir de 2020. Em junho, o governo francês já havia proibido a utilização de sacolas de plástico no país.

Argumentos contrários à mudança francesa

Representantes de produtores de plástico já se manifestaram contrários à medida e demonstraram preocupação de que ela seja seguida por outros países do continente.

Em entrevista à Associated Press, Eamonn Bates, secretário-geral da Pack2Go Europe afirmou que está “instando a Comissão Europeia para que pense de forma correta e tome medidas legais contra a França por infringir a lei europeia. Se eles não o fizerem, nós o faremos”.

A entidade argumenta que a medida é prejudicial a consumidores, além de “violar leis europeias de livre circulação de bens”.

Segundo os produtores de materiais de plástico, os consumidores tenderão a jogar lixo em lugares inapropriados no campo, partindo do raciocínio de que os materiais são biodegradáveis e, por isso, desaparecerão naturalmente. “Isso não faz sentido! Vai tornar o problema do lixo ainda pior”, afirmou Bates.

Com informações de Nexo

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com