} })(); window._fbq = window._fbq || []; window._fbq.push(['track', '6029630809151', {'value':'0.00','currency':'BRL'}]);

ONU denuncia aumento nos assassinatos de índios e deputada Janete aponta causas

0

A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou, nesta terça-feira (20), em Genebra, o aumento de 50% em assassinatos de indígenas no Brasil em menos de dez anos. Os dados foram apresentados ao Conselho de Direitos Humanos, apontando ainda para o fracasso do Governo Federal em fazer avançar as demarcações de terra. Já líderes indígenas nacionais classificaram a situação como “genocídio”.

 

Na opinião da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), os últimos governos se aliaram ao poder econômico, do agronegócio, da mineração. “Isso fortaleceu os adversários dos índios. É só ver a CPI da Funai e do Incra. É uma tentativa de criminalizar e exterminar para acumular mais terras. A Câmara precisa aprovar a PEC 132 para indenizar os proprietários titulados pelo Estado”, argumentou.

Se a crise vivida pelos povos indígenas foi marcada por omissões antigas, esses mesmos grupos temem que o atual governo aprofunde os cortes de recursos na Funai e flexibilize leis permitindo a exploração de terras indígenas. Segundo os dados apresentados, o número de assassinatos de líderes indígenas subiu de 92 em 2007 para 138 em 2014.

Na avaliação da entidade, a violência é o resultado da falta de demarcação de terras. O local mais perigoso é o Mato Grosso do Sul, seguido pelo Pará. Além de assassinatos, a entidade denunciará prisões arbitrárias, ameaças e intimidações.

Para a ONU, programas de defesa de ativistas de direitos humanos não tem conseguido chegar aos líderes indígenas.  “Na maioria dos casos, a impunidade permite as práticas violentas contra esses povos”, informou organização.

Demarcação

Ainda na terça-feira, a ONU pediu que o presidente Michel Temer assuma o compromisso de concluir o processo de demarcação de terras, abandonado há anos pelos governos anteriores. Sem uma definição sobre essa questão, o resultado tem sido o aumento da violência. “O Governo Federal deve demarcar e homologar, devolver as terras tradicionais aos indígenas para reduzir os conflitos”, encerrou Janete.

Da Liderança do PSB com informações do Estadão

Leave A Reply