Senador Capiberibe destina recursos para a construção da biblioteca da UEAP e, junto com deputada Janete, apresentam o Gestão Compartilhada

0

O senador João Capiberibe e a deputada federal Janete, ambos do PSB, reuniram na manhã desta sexta-feira, 21, com representantes do Sindicato dos Professores da Universidade do Estado do Amapá, professores, técnicos do setor administrativo e membros da reitoria para falar sobre a emenda de número 20470005, que destinou R$ 700 mil para a modernização da biblioteca da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). No entanto, mais do que falar sobre a emenda, o objetivo do encontro era mostrar como todos eles e a comunidade acadêmica podem acompanhar o passo a passo do avanço deste recurso até a conclusão da obra.

 

“Nosso objetivo foi falar da gestão compartilhada uma ferramenta de acompanhamento dos gastos públicos. Assim, os beneficiados por uma emenda podem saber como está o andamento da mesma, saber dos entraves burocráticos e juntos, de forma coletiva buscar a solução para o problema”, destacou o senador Capi informando que a mesma ação de fiscalização já ocorre em três outros locais onde ele destinou recursos, como o Conjunto da Embrapa, avenida das Oliveiras, no bairro Morada das Palmeiras e no Igarapé da Fortaleza.

A deputada federal Janete Capiberibe informou que em virtude da crise financeira a União tem pouco recurso para investir nos Estados e que as emendas são a saída para promover a geração de emprego, renda e fortalecimento das instituições, mas mesmo assim para que o recurso seja liberado é necessário projeto, empenho dos gestores e, principalmente, cobrança por parte da cidade.  “É neste ponto que entra a gestão compartilhada. A sociedade sabendo os motivos do entrave pode pressionar suas autoridades a buscarem alternativas para resolver o problema”, disse a deputada.

O presidente do Sindicato dos Professores da Universidade do Estado do Amapá, Daimio Brito, considerou positiva a iniciativa dos dois parlamentares de compartilharem com a comunidade as informações a respeito dos recursos destinados por eles ao Estado. “Sem dúvida nenhuma saber como está o andamento do projeto, o valor, quem ganhou licitação e outros detalhes ajuda a dar mais transparência no processo e esse diálogo que o senador e a deputada abrem com a população é de fundamental importância”, enfatizou Brito.

No final do encontro, foi criado um grupo de WhatsApp onde estarão incluídos os professores, técnicos da instituição, centro acadêmicos e estudantes. O objetivo é abrir um canal de comunicação para socializar informações a respeito das emendas dos dois parlamentares.

Além de recursos para a modernização da biblioteca, a deputada Janete destinou emenda relativa ao ano de 2015 para aquisição de um parque tecnológico para gerenciar e modernizar as informações da instituição. Todo o trâmite burocrático já foi vencido e o recurso financeiro no valor de R$ 650 mil já foi liberado, restando somente alguns detalhes técnicos.

“Para coibir a corrupção a sociedade tem que sair da sua zona de conforto e ajudar a fiscalizar os gastos públicos, mas isso é um longo processo de aprendizagem onde a figura do professor é fundamental, porque ensinar a combater a corrupção é um exercício que deve ser feito também em sala de aula”, concluiu Capiberibe.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com