Construída no governo João Capiberibe, a UNA valorizou a cultura negra no Amapá, relembra pioneiro

0

Durante o último final de semana, o aposentado Marinho Ramos dos Santos – ou simplesmente seu Marinho, como é conhecido – recebeu em sua residência, no bairro do Laguinho, a visita do senador João Capiberibe e da deputada federal Janete.

 

No encontro, o aposentado de 93 anos de idade, relembrou que foi na gestão do então governador Capiberibe que foi construído o Centro de Cultura Negra, localizado no Bairro do Laguinho, e que, desde então, passou a abrigar a sede da União dos Negros do Amapá (UNA).

“Na época, havia uma disputa pela área. Aí veio o governador Capi, construiu a UNA, onde inclusive ajudou a pacificar a relação dos moradores”, lembra seu Marinho.

A obra foi inaugurada no dia 05 de setembro de 1998, no bairro do Laguinho, e representa a revitalização e a valorização da cultura negra no Amapá. “Na época, o espaço foi pensado para abrigar todos segmentos da cultura afrodescendentes no Amapá”, disse o senador.

Com 7,2 mil m2, o CCN possui um anfiteatro, museu do negro, auditório, espaço afro-religioso, sala de multiuso e administração.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com