‘Novo Amapá’ de volta ao palco do Teatro das Bacabeiras

0

A Cia. Supernova traz de volta o espetáculo teatral “Novo Amapá”, que lotou o Teatro das Bacabeiras na sua estreia em 2012.

O espetáculo é um olhar artístico e poético sobre o maior naufrágio fluvial da história da Amazônia, ocorrido nas águas do rio Cajari – proximidade da zona de fronteira do Amapá com o Pará –, na noite de 6 de janeiro de 1981.

A montagem é inspirada no texto “Triste Janeiro”, do dramaturgo e ator amapaense Joca Monteiro, que através de poemas homenageia a memória dos envolvidos naquele acontecimento que resultou em grande tragédia.

Além da poesia, o trabalho, que tem direção cênica de Marina Beckman e direção artística de Paulo Rocha, recebe influências da dança e do teatro físico, conta com inserção de vídeos, tem sonoplastia de qualidade e é construído por meios de diversos processos de experimentações artísticas coletivas. “Há cinco anos que realizamos o espetáculo e ministrando sempre oficinas ao elenco, que sofre alterações a cada ano em que a peça é montada para ser levada ao palco”, diz a diretora Marina Beckman. “Para a montagem deste ano, acrescentamos novas performances e instalações visuais”, completa a diretora.

A apresentação do “Novo Amapá” tem uma característica de ser levado ao palco do Teatro das Bacabeiras anualmente no mesmo dia em que ocorreu o naufrágio do barco, ou seja, no dia 6 de janeiro.

Tragédia que completa 36 anos

O naufrágio do barco Novo Amapá foi um dos maiores da região. A capacidade da embarcação que seria para 300 passageiros, levava mais de 600 pessoas, além de carga pesada. Saiu do porto de Santana no começo da tarde com destino ao município paraense de Almeirim. Por volta das 21h, próximo ao distrito de Monte Dourado, chocou-se com um banco de areia e naufragou. No total, entre adultos, jovens e crianças, 300 mortos.

Serviço
Espetáculo “Novo Amapá”
Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 6 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação: Livre

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com