Estudantes do ensino fundamental e médio desenvolvem sondas que poderão fornecer dados à 1ª missão lunar brasileira

0

À convite do Grupo Zenith, da Universidade de São Paulo (USP), estudantes do Colégio Santa Bartolomea Capitanio estão desenvolvendo pequenas sondas que serão lançadas ao espaço por meio de um balão aeroespacial.

 

Nestas sondas estão embarcados experimentos biológicos e eletrônicos, sendo que uma delas transportará uma amostra de bactérias e a outra experimentos eletrônicos que irão medir temperatura, pressão e índices de radiação.

O Grupo Zenith desenvolve pesquisas na área de engenharia aeroespacial e está envolvido na Missão Garatéa-L – a primeira missão lunar brasileira.

O projeto que abrange as sondas amapaenses se chama Garatéa-E e tem o objetivo de envolver e incentivar jovens estudantes a se engajarem em projetos científicos desde a educação básica.

Todos os experimentos foram elaborados e construídos pelos estudantes, tendo apenas o auxílio de um professor-orientador no colégio e um co-orientador da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

As sondas serão lançadas no próximo dia 24 de junho, em São Paulo, e os experimentos devem chegar a uma altitude de 30 km. Durante a viagem estarão sujeitos a condições inóspitas como baixas temperaturas (podendo chegar a -80 °C), pressão atmosférica baixa e altos índices de radiação.

No retorno, os alunos farão análises das bactérias, buscando identificar se houve alguma alteração quando comparadas com a amostra ficará na superfície. Caso seja identificada alguma alteração, as respostas serão buscadas nos registros feitos pelos experimentos eletrônicos.

As respostas para as perguntas que os experimentos carregam podem fornecer um pouco mais de informação sobre como seres terrestres se comportam em ambientes extremos, fornecendo assim, dados que podem ser considerados em futuras missões espaciais.

Para saber mais sobre o Grupo Zenith, pode-se acessar o site oficial do projeto:  HYPERLINK “http://www.garatea.space/” http://www.garatea.space/

Mais informações: Professor Cássio Renato Santos (9 9103-2814 e 9 8124-4555)

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com