Em Macapá, pacientes madrugam em filas para conseguir consultas em UBS’s

0

Quem precisa marcar uma consulta médica nas diversas especialidades, em Macapá, tem que madrugar nas filas em frente às UBSs. As marcações ocorrem todos os dias, mas quanto menor é a oferta, maior é a procura. E para piorar, alguns prédios das unidades de saúde não tem nenhum tipo de proteção à chuva, como é o caso do Novo Horizonte.

 

A Secretaria Municipal de Saúde diz que ninguém precisa ir de madrugada para conseguir uma vaga, mas, na prática, a realidade é bem diferente. Quem vai as seis da manhã dificilmente consegue um agendamento.

Assim, o primeiro a chegar acaba fazendo o papel de organizador da fila, o que em muitos casos acaba gerando desentendimentos. “Sempre tem um que diz que chegou primeiro e tenta tomar o lugar do outro, aí já viu, né, o povo começa a bater boca”, diz o aposentando Raimundo Soares, que chegou às 3h da manhã na UBS Novo Horizonte para conseguir uma consulta com o clínico geral.

Mas é no agendamento para o dentista que as filas são maiores. Na UBS Marcelo Cândia, por exemplo, as senhas são distribuídas às 7h. No entanto, para conseguir uma vaga com esse especialista tem que passar, praticamente, a noite inteira guardando a vez.

De modo geral, todos concordam que nos dias de hoje, com a internet ao alcance de todos, seria possível a prefeitura de Macapá criar um aplicativo que facilitasse a marcação de consulta e aliviasse o sofrimento de quem busca atendimento.

“Na campanha o Clécio disse que ia acabar com as filas, que ia ser tudo pela internet. Ele ganhou e a as filas continuam. Entra prefeito e saí prefeito e a gente continua no sofrimento”, reclama a dona de casa Solange Freitas.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com