Equipamentos oftalmológicos comprados com emenda do senador Capiberibe podem garantir retorno das cirurgias de catarata

0

Na manhã desta sexta-feira, 1º, o senador João Capiberibe (PSB) visitou o setor de oftalmologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conversou com médicos, pacientes e com a nova diretora do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL), Diane Pena. O assunto girou em torno da compra de material hospitalar permanente, inclusive oftalmológico, através de uma emenda do parlamentar no valor de R$ 5.117.477,00.

 

Hoje já estão no Setor de Suprimentos da Sesa, uma coluna oftalmológica, duas lâmpadas de fenda, um microscópio especular de córnea, duas cadeiras oftalmológica, dois lensômetro e um retinógrafo e devem ser instalados ainda este mês.

Com esses equipamentos será possível ao Governo do Estado retomar as cirurgias de cataratas, cuja fila de espera ultrapassa seis mil pessoas. “Agora faltam apenas os insumos e o instrumental, mas sem dúvida nenhuma, com todo esse material, já será possível duplicar a capacidade de atendimento”, comentou o assessor do HCAL, Jacimone Siqueira.

Ainda durante o encontro, o senador socialista falou da Gestão Compartilhada, que é uma metodologia de acompanhamento de obras e serviços públicos através das redes sociais, e convidou a nova diretora do hospital fazer parte, junto com sua equipe, de um grupo de WhatsApp para trocar informações com a comunidade a respeito dos equipamentos, atendimentos e outros assuntos de interesse comum.

O senador também estava acompanhado do coordenador de Mobilidade Urbana de Macapá e membro da Organização Nacional dos Cegos do Brasil, Jodoval Farias da Costa, que falou da importância de todo esse material na atenção básica. “É preciso trabalhar na prevenção, muitas doenças que causam deficiência visual que podem ser tratadas e visão é qualidade de vida”, destacou.

Atualmente o setor de oftalmologia tem 13 médicos que atendem toda a rede pública de saúde. No momento, em virtude da pouca disponibilidade de os insumos e o instrumental, somente cirurgias de urgência estão sendo feitas na unidade.

Ainda pela manhã o senador visitou o Setor de Suplementos da Sesa, onde estão os equipamentos comprados aguardando os procedimentos burocráticos para serem instalados. Lá encontrou com o secretário de Saúde, Gastão Calandrine. Na ocasião, João Capiberibe reforçou o compromisso dele e da deputada Janete em garantir recursos para melhorar o atendimento à população. Se colocou à disposição para ajudar no que for preciso e pediu que seja instalado o mais rápido possível os materiais comprados.

“A saúde tem pressa e estamos juntos para atender aquilo que for de interesse coletivo. E vamos lutar para buscar recurso para a compra desses insumos e o instrumental para retomar as cirurgias de cataratas e devolver a visão para milhares de pessoas”, garantiu o senador.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com