Senador Capi, deputada Janete e integrantes de grupos de Gestão Compartilha debatem o passo a passo de recursos de emendas para saúde

0

O senador João Capiberibe e deputada Janete, ambos do PSB, realizaram uma roda de conversa com integrantes de grupos de gestão compartilhada, nesta sexta, 21, no gabinete da deputada, em Macapá. A reunião tratou da distribuição das emendas dos dois parlamentares na área da saúde para todos os municípios amapaenses. Juntos, o valor alcança R$ 35,5 milhões em investimentos.

gestao 3Esses recursos vão garantir, por exemplo, a compra de equipamentos e medicamentos para sete Unidades Básicas de Saúde de Macapá (UBSs), além de medicamentos para todos os municípios do Estado. Também viabilizou compra de equipamentos para o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL).

O ponto de partida do diálogo foi o acompanhamento da execução dos recursos das emendas através da Gestão Compartilhada. De acordo com o senador Capi, sem a participação da população não dá para ajudar a resolver o problema da saúde e de outros setores da gestão pública.

gestao 4

“Ou a gente se mobiliza para transformar essa realidade, ou ela não vai mudar tão cedo. Hoje, nós temos mecanismos para fazer o acompanhamento do uso do dinheiro público através de aplicativos da internet, como, por exemplo, o WhatsApp”, disse o senador ao apresentar a metodologia da Gestão Compartilhada.

Capi ainda informou, que essa experiência de gestão compartilhada, que está sendo construída no Amapá, pode se tornar lei, a exemplo do que aconteceu com a Lei da Transparência, e que ele já deu entrada no PLS com esse objetivo no Senado Federal.

A deputada Janete falou que a transparência é uma bandeira do PSB. “O Capi começou prestando contas dos atos de sua administração quando foi prefeito de Macapá. Na época, ele publicava os gastos do dinheiro público em outdoor. Depois, no governo, levou para a internet. A experiência foi tão boa, que quando foi eleito senador, transformou em lei federal, abrindo as contas do poder público para toda a população”, lembrou.

De olho nas informações que foram repassadas pelo senador e a deputada, a moradora de Santana, Maria Carvalho, reclamou que diariamente as pessoas enfrentam dificuldades para conseguir atendimento digno na rede hospitalar.

“Quando procuramos um atendimento numa casa de saúde, não encontramos. Precisamos saber em que está sendo investido o nosso dinheiro. Esse trabalho vai nos permitir fazer, justamente, esse acompanhamento”, comemorou a moradora.

Santana, morador do bairro Santa Inês, parabenizou a iniciativa dos parlamentares socialistas. “Os senhores são do tipo de políticos que prestam contas das ações que vocês fazem, enquanto que a maioria não tem compromisso com ninguém”, constatou.

Ao final da reunião, foi formado um grupo de WhatsApp agregando todos os participantes de gestão compartilhada das emendas dos dois parlamentares na área de saúde.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com