Proposta de substituição da imagem de São José sobre a Pedra do Guindaste na orla de Macapá gera polêmica

0

A proposta da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), que pretende instalar uma nova imagem de São José que fica em cima da Pedra do Guindaste, monumento localizado em frente à cidade de Macapá, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, no Rio Amazonas, tem gerado polêmica.

 

Segundo o presidente da Acia, Altair Pereira, a ideia surgiu após perceber que a imagem original estava deteriorada em razão do tempo e que, devido ao tamanho, a visão não é privilegiada da orla da cidade. A proposta é que a imagem seja instalada com a frente voltada para a cidade.

“Originalmente, a estátua foi colocada sobre a pedra para recepcionar as embarcações que eram atracadas no trapiche Eliezer Levy. Com o passar dos anos, os barcos deixaram de ancorar ali e isso perdeu um pouco o sentido. Por isso nossa ideia é fazer uma estátua maior e voltada para a frente da cidade, como forma de saudar os macapaenses e que eles possam apreciar a beleza da imagem”, destacou.

A proposta da ACIA tem sido contestada pelo professor Nilson Montoril e por internautas. “Eu fico perplexo quando surgem essas discussões. Todas as imagens estão voltadas para o Rio ou para o mar. Vão tirar uma estátua feita por um grande escultor daqui do Amapá e vão colocar uma grandona”, diz Montoril.

Nas redes sociais vários internautas se colocaram contra a proposta. “Engraçado a cabeça de gestores públicos. Eles acordam um belo dia e decidem “vou pintar essa parede de verde” sem análise, sem estudos, sem um projeto, assim “porque eu quero” “eu que mando”. Agora, essa patacoada de trocar a histórica estátua de São José, símbolo de uma cidade, monumento cantado em clássicas canções. Ainda vão virar a imagem para a frente da cidade. Deus livre o Cristo Redentor desses iluminados! ”, desabafou o internauta Marco Leal.

A proposta da ACIA conta com apoio do Governo do Estado. Mas, de acordo com o secretário de Cidades, Alcir Matos, a proposta deve ser debatida na internet.

Substituição

A nova imagem terá aproximadamente três metros de altura e está sendo confeccionada pelo artista plástico maranhense Lindomar Plácido da Costa, que está na capital desde sábado, quando iniciou os trabalhos. Mais robusta, a estátua é feita essencialmente de gesso e cimento e pesa quase uma tonelada. A previsão é de que o serviço seja concluído em dezembro.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com