‘É uma crueldade trocar essa imagem por outra’, desabafa neta do escultor que fez a imagem de São José

0

Elaine Costa, neta do artista plástico, Antônio Pereira da Costa, que fez a escultura da imagem de São José, que está sobre a Pedra do guindaste, monumento localizado ao lado do Trapiche Eliezer Levy, usou as redes sociais para repudiar a ideia da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), que pretende instalar uma nova imagem do padroeiro de Macapá.

 

“Muito triste tirarem a Estátua que meu avô Antônio Pereira da Costa, o português, deu de presente a cidade de Macapá e as pessoas. Estamos toda a família profundamente consternada, pois ela custou o suor o amor horas de cuidados em tornar a imagem tão linda e nos proteger. Não importa a posição da estátua o que importa foi o gesto de honestidade de tanto amor pelo Estado do Amapá. Nosso avô fez, pois ela não custou nenhum centavo aos cofres públicos. Nosso avô foi um grande escultor sendo reconhecido em Portugal por suas ilustres e grandiosas obras inclusive está estátua de São José na frente da cidade de Macapá”, desabafa.

Para Elaine, é uma crueldade trocar a imagem por outra totalmente sem as mínimas memórias. “Isso é acabar com a memória do Amapá nos ajudem a impedir que não só a pedra, mas também a imagem de São José seja substituída assim estaremos acabando com a memória de um povo. Nos ajudem a impedir tamanha crueldade …Sou filha e me criei nesse Estado respeitem por favor a memória de um povo e da família”, dispara.

Elaine está usando as redes sociais para chamar um ato na próxima sexta-feira, 17, a partir das 8h da manhã no Trapiche Eliezer Levy denominado “Intervenção popular para impedir que Macapá afunde!”.

A Acia diz que a ideia surgiu após perceber que a imagem original estava deteriorada em razão do tempo e que, devido ao tamanho, a visão não é privilegiada da orla da cidade. A proposta é que a imagem seja instalada com a frente voltada para a cidade.

“Originalmente, a estátua foi colocada sobre a pedra para recepcionar as embarcações que eram atracadas no trapiche Eliezer Levy. Com o passar dos anos, os barcos deixaram de ancorar ali e isso perdeu um pouco o sentido. Por isso nossa ideia é fazer uma estátua maior e voltada para a frente da cidade, como forma de saudar os macapaenses e que eles possam apreciar a beleza da imagem”, destacou.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com