Documentário sobre história de Mazagão em evento especial à comunidade do velho município

0

Mazagão Velho recebe neste sábado a Castanha Filmes (AP) e Espaço Vídeo (RO), produtoras do documentário “Mazagão – Porta do Mar”, fruto da Chamada Pública de Projetos PRODAV – Agosto de 2015, para exibição pública do documentário à comunidade daquele município.  

 

Realizado em Mazagão Velho e com viagens até a África em busca das raízes de uma história centenária que fala das heranças, tradições, da migração e da diversidade que formam a base da identidade do povo do Mazagão, e do povo do Amapá.

Com direção de Gavin Andrews e codireção de Cassandra Oliveira, “Mazagão – Porta do Mar” foi exibido inicialmente no primeiro semestre deste ano nas TVs Públicas do Brasil, e agora, em cumprimento a contrapartida do projeto, vai a velha Mazagão mostrar ao povo a história de sua origem.

O documentário traz depoimentos de moradores de famílias tradicionais, herdeiros de sangue dos primeiros habitantes do município e que fizeram a história secular de Mazagão.

Há tomadas na região onde se localizava a cidade africana de domínio português que foi transferida de Marrocos, em 1770, com 340 famílias fugindo do conflito entre mouros e cristãos, que atravessaram o Atlântico vindos a se instalar ao leste do estado formando o povoado de Mazagão.

Segundo os realizadores, o documentário emociona porque leva a comunidade descendente em uma viagem desta vez em sentido contrário, ou seja, do Amapá à África, trazendo parte das raízes dessa história.

A sessão será aberta ao público com exibição do documentário no Barraco de São Tiago, a partir das 19h.

 

Equipe de produção de “Mazagão – Porta do Mar”

Direção: Gavin Andrews

Codireção: Cassandra Oliveira

Produção: Jurandir Costa

Direção de Produção: Ana Vidigal

Produção em Marrocos e tradução: Carla Belas

Assistência de Produção: Thomé Azevedo

Fotografia: Gavin, Cassandra e Uliclelson Luis

Som Direto: Aron Miranda e Amine Hakkou (Marrocos)

Mixagem e Trilha Sonora Original: Aron Miranda

Participações: Joseane Calazans, Jozué Videira, Rozicema Barreto e a Comunidade de Mazagão Velho

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com