Governo e prefeitura de Macapá abandonaram o Bailique, afirma líder comunitária

0

Redução de 734 beneficiários do programa Renda Para Viver para apenas 40; falta de combustível para atender as comunidades com energia elétrica; retirada da embarcação que dava apoio ao transporte dos produtos dos agricultores; passarelas e escolas caindo; são o retrato do abandono que passa hoje o arquipélago do Bailique.

 

A constatação foi feita nesta sexta-feira, 01, durante visita do senador João Capiberibe, da deputada Janete e o ex-governador Camilo, as comunidades Foz do Gurijuba, Itamatatuba e Igarapé Carneiro.

A líder comunitária da Foz do Gurijuba, Simone Magalhães, disse que até renunciou ao cargo de presidente da associação de moradores por conta que cansou de recorrer ao governo do Estado e a Prefeitura de Macapá e nem se quer ser foi atendida com as reivindicações dos moradores.

“O governo e a prefeitura abandonaram o arquipélago do Bailique. Para se ter uma ideia, nós estamos desde agosto sem receber a cota do combustível. Não temos escola municipal. Para termos algumas horas de energia elétrica, temos que fazer coleta”, denuncia.

Na comunidade do Itamatatuba a escola do Estado está ameaçada de ser engolida pelo rio por conta do fenômeno das terras caídas. “Até agora o governo não deu nenhuma posição. Pelas informações dos professores, as nossas crianças ficarão sem aula no ano que vem”, disse a presidente da cooperativa de extrativistas, Lene.

O descaso do poder público também é o retrato da comunidade Igarapé Carneiro. Lá, uma escola que começou a ser construída no segundo semestre de 2014, durante a gestão do ex-governador Camilo, ficou em fase final de conclusão. No entanto, a obra que faltava pouco para ser concluída não teve continuidade na gestão do governador Waldez Góes (PDT).

Ao ouvir os moradores, as lideranças do PSB lamentaram a situação que se encontra o Bailique e reafirmaram o compromisso dos socialistas com a localidade. “Na gestão, ou se governa para um grupo de pessoas ou se governa para toda a população. Quando governamos, nós trabalhamos para todos. O que hoje acontece em nosso Estado é que poucas pessoas são beneficiadas”, disse o senador.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com