Maternidade Mãe Luzia está há dois dias sem água e luvas, denunciam pais e servidores daquela unidade

0

Há pelo menos dois dias a Maternidade Mãe Luzia está sem água para a realização de procedimentos simples, como a lavagem das mãos. A denúncia é feita por profissionais da unidade e confirmada pelas mães que ali estão com seus bebês.

 

Além disso, não têm luvas. As que têm são cirúrgicas – que já estão acabando –, quando o correto é usar as de procedimento. Basicamente a diferença entre as duas é a seguinte: a luva de procedimento não é estéril, sendo recomendada para procedimento de simples complexidade, não invasivo. Já a luva cirúrgica, o próprio nome já diz, ou seja, é utilizada para realização de cirurgias ou em procedimentos contaminados, que necessita de todo o cuidado para não contaminar o local do procedimento.

Para a lavagem das mãos, os técnicos, enfermeiros e médicos usam álcool, mas a falta de água coloca em risco a vida das crianças, já que não é possível usar o álcool em todos os procedimentos. Os funcionários chegaram a gravar um vídeo mostrando a falta de água e as gavetas sem as luvas.

Sobre esse assunto a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a resposta foi a seguinte: “a bomba d’água queimou, fizeram a substituição e o problema já foi resolvido”.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com