HCAL instala novos equipamentos comprados com emenda do senador Capi para beneficiar a população

0

Na manhã desta sexta-feira, 08, o senador João Capiberibe (PSB) visitou o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) onde pode constatar que equipamentos que foram adquiridos através de emenda parlamentar de sua autoria, no valor de mais de R$ 5 milhões, já foram instalados e estão beneficiando a população.

 

Pelo menos quatro mesas cirúrgicas e três focos cirúrgicos já foram instalados esta semana. A maior parte dos equipamentos chegaram em agosto e está sendo acompanhado pelo senador Capi através da Gestão Compartilhada. “Apesar da demora nós já temos o que comemorar. Esses aparelhos já estão sendo utilizados em procedimentos cirúrgicos dos pacientes. Mas, para avançar, é necessário que o governo compre os insumos e instrumentos para garantir o funcionamento dos demais aparelhos”, disse Capiberibe.

Numa das salas do Centro Cirúrgico, o senador identificou mais uma vez que o sistema de vídeolaparoscopia, que é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen (laparo), ainda não está funcionando em virtude de que o governo não adquiriu os insumos.

“Estivemos em agosto e este aparelho estava aguardando apenas os insumos e instrumental para ser utilizado. No entanto, praticamente nada foi feito e está parado. Fazemos um apelo para que o Estado coloque este equipamento para funcionar e comece a beneficiar a população”, cobrou o senador Capi ao informar que ainda tem mais dois sistemas de videolaparoscopia para serem instalados.

O diretor do HCAL, Alex Santos, disse ao senador que até meados de fevereiro do ano que vem o sistema de videolaparoscopia estará funcionando.

Setor oftalmológico

Capiberibe também visitou a clínica oftalmológica onde detectou que os equipamentos para garantir a retomada das cirurgias oftalmológicas no HCAL ainda estão nas caixas e sem utilização, assim também como dois aparelhos autoclaves que aguardam instalação.

“Não tem bandeira política. A nossa bandeira é para melhorar o atendimento de saúde da população. Mas, para avançar é necessário a informação e é isso que estamos trabalhando para resolver”, finalizou Capi.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com