Músico e cantor americano Mark Lambert se apresenta pela primeira vez em Macapá

0

Aroldo Pedrosa

É nesta sexta-feira que o músico norte-americano Mark Lambert – guitarrista, cantor, especialista em jazz, blues, música pop e bossa nova – se apresenta na cidade de Macapá pela primeira vez. Ele veio sensibilizado pelo projeto sócio-cultural “Música Para Ribeirinhos”, desenvolvido em Mazagão, na foz do rio que banha o velho município e atende cerca de 60 pessoas – a maioria crianças –, as quais recebem nos fins de semana educação musical. São crianças carentes e vítimas da violência do mundo moderno que já tem chegado ao local de algum modo. Mark Lambert ouviu falar do projeto, coordenado pelo músico amapaense Leonardo Barros, e que já foi notícia nacional – saiu no programa Como Será? da Rede Globo e Globo News –, e se interessou em vir conhecer de perto o trabalho social e dar a sua contribuição como músico.

O artista americano vai à foz do rio Mazagão Velho no sábado para conhecer as crianças e ver de perto a execução do projeto, que também atende adolescentes e pessoas da melhor idade. Antes, porém, faz show filantrópico no Donna Antonia Gastrobar. “O show é de cunho filantrópico, porque boa parte da arrecadação será destinada ao projeto para compra de instrumentos musicais às crianças que participam dele”, explica o mentor e coordenador do projeto Leonardo Barros.

Mark Lambert se apresenta acompanhado da banda amapaense Éguamanojazz, cuja formação é a seguinte: Nelson Dutra (baixo), Pisca Martins (teclado), Elias Sampaio (sax) e Markinhos Sansi (bateria).

Apaixonado pela música popular brasileira, Lambert por ser músico e cantor foi produtor de discos de artistas do movimento da Bossa Nova como Astrud Gilberto, que fez da canção “Garota de Ipanema” (Tom Jobim / Vinicius de Moraes) ganhar o mundo. Mora atualmente no Brasil – na grande São Paulo –, tocou com Milton Nascimento, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Joyce Moreno e teve, como alquimista do som, a ideia de juntar num mesmo espetáculo grandes canções de Cole Porter – gênio da música americana – e Noel Rosa – gênio da música brasileira. O artista foi casado ainda com a atriz brasileira Sônia Braga. “O norte-americano mais brasileiro da nossa canção popular”, diz um aprendiz de músico de Mazagão, na expectativa de conhecê-lo pessoalmente quando de sua visita ao projeto.

O músico também se apresentou em 4 edições do Rock in Rio: RJ (2011, 2013), Lisboa (2014) e Las Vegas (2015) com Stone The Beetles, o big band liderado por ele e Bruce Henri.

Levar, expandir a música para os mais distantes e recônditos lugares do planeta sempre foi o maior sonho do músico Mark Lambert, que vê em sua vinda ao Amapá e, sobretudo, na participação do projeto “Música Para Ribeirinhos”, a realização desse grande sonho.

Serviço

Show Internacional de Música
Atrações: Mark Lambert e Éguamanojazz
Local: Donna Antonia Gastrobar
Endereço: Av. General Gurjão, 85 – Centro – ao lado do Teatro das Bacabeiras
Data: 20/04/2018 – sexta-feira
Início: 21h
Venda de mesas: 32162568 / 981045966 (Monique)

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com