} })(); window._fbq = window._fbq || []; window._fbq.push(['track', '6029630809151', {'value':'0.00','currency':'BRL'}]);

PF cumpre mandado de busca em área de garimpo ilegal no interior do Amapá

0

Operação Epílogo é um desdobramento da Estrada Real, que desarticulou em 2017 um esquema ilegal de extração de ouro em Tartarugalzinho. Agentes destruíram maquinário para garimpagem

Na manhã desta sexta-feira (27) agentes da Polícia Federal (PF) e membros do Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a operação Epílogo cumprindo um mandado de busca e apreensão em Tartarugalzinho, cidade a 230 quilômetros de Macapá. A ação é de combate a atividade garimpeira ilegal já investigada em 2017 na operação Estrada Real.

Além do cumprimento do mandado, os agentes utilizaram explosivos para destruir maquinários usados na extração do ouro no “Garimpo da Fofoca”, local alvo das investigações. O garimpo funcionava ilegalmente há vários meses até ser fechado em setembro.

A investigação aponta que a região era de uma empresa que tinha autorização do Governo Federal para pesquisa mineral, mas que foi invadida pelos garimpeiros e o responsável do garimpo, Altamir Rezende, cobrava cerca de 30% do ouro extraído. Ele foi preso temporariamente na operação Estrada Real.

A PF detalhou que mesmo com o fechamento da área, a atividade de extração ilegal continuou nos meses seguintes após a invasão dos garimpeiros, que sempre foram contra o encerramento dos serviços.

Fonte: G1 Amapá

Leave A Reply