Governo Waldez abandona saúde em Serra do Navio e moradores procuram Pedra Branca para fazer exames de rotina

0

Com exceção dos exames de fezes e urina os demais como hemograma, colesterol, glicose, triglicerídeo, bem como os exames de sorologia, essencial para o pré-natal das mulheres grávidas, desde o início desse mês não estão mais sendo feitos na Unidade Mista de Saúde de Serra do Navio, administrada pelo Estado.

 

Quem precisa fazer exames tem que se deslocar para Pedra Branca a 20 km da Serra e usar a estrutura da rede de saúde do município. Isso porque os equipamentos do Estado que fazem este tipo de exame estão quebrados e segundo quem trabalha na unidade até esses dois exames – fezes e urina – a qualquer momento deixarão de ser feitos.

Os kits para a realização dos exames que eram comprados pela prefeitura e repassados para a Unidade Mista agora são repassados para Pedra Branca, que dispõem de técnicos e equipamentos para fazer os procedimentos.

“Na verdade, a falta de exames é apenas um dos problemas. De modo geral todo o atendimento é precário na cidade. Aqui quem não tem dinheiro para ir para Pedra, Porto ou Macapá, pode até morrer”, desabafou uma servidora que preferiu o anonimato.

Para os moradores quem que se deslocar para Pedra o transtorno não está apenas na viagem, cuja estrada está cheia de buracos. Mas, no bolso também. Ir e vim não sai por menos de R$ 20,00. “Estamos abandonados. Sem segurança, educação e saúde pública”, desabafou a servidora.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com