Obra do governo Camilo vai tirar definitivamente o Vale do Jari do isolamento energético

2

Parece estranho, mas os moradores do Vale do Jari estão comemorando o desligamento geral do sistema de energia da região, que ocorrerá nesta quarta-feira, 29, das 8h às 14h. É que pela primeira vez, depois de décadas, a falta de energia durante esse período de tempo será para melhorar a qualidade do produto.

 

Isso porque Laranjal do Jari e Vitória do Jari farão parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), colocando um fim no sofrimento da população que até hoje utiliza energia termoelétrica, além, é claro, de abrir novos caminhos para o desenvolvimento da região.

Pelas redes sociais, o ex-governador Camilo Capiberibe disse que está feliz ao ver a obra, que iniciou no final de 2013, praticamente pronta. “Captamos recurso junto ao BNDES no valor de R$ 42 milhões para fazer o rebaixamento das linhas de transmissão de Macapá e Laranjal do Jari. Agora, o Sul do Amapá terá o seu passaporte carimbado para o desenvolvimento”, declarou.

Para quem vive em Laranjal do Jari, o comunicado da Companhia de Eletricidade do Amapá representa o despertar de um novo tempo. “No final de 2010, passamos o Natal e o Ano Novo praticamente no escuro, fazendo protesto, porque o governo passado [Waldez Góes e Pedro Paulo] não tinha pagado a empresa responsável pela geração de energia. Hoje, com a interligação, temos certeza de que fatos como esse serão coisas do passado”, recordou o morador Dalto Pacheco.

Pensando no futuro

Para que esse rebaixamento de energia ocorresse, antes foi necessário o Governo do Amapá fazer investimentos na ampliação dos alimentadores e da rede distribuição de energia de Laranjal do Jari. As obras iniciaram em dezembro de 2011 em bairros como Samaúma, Nova Esperança, Castanheira, Nova Esperança, Central e Infraero.

“Quando inauguramos, em julho de 2014, uma fábrica de gelo em Laranjal do Jari comentaram comigo que a má qualidade da energia seria um grande entrave para o funcionamento do empreendimento. O que poucos sabiam, até porque não era divulgado pela imprensa, é que já tínhamos dado início às obras que iriam possibilitar uma energia segura. Um projeto que hoje se torna realidade”, lembrou Camilo.

Discussion2 Comentários

  1. Manoel Benaion Pombo

    Gostaria de relembrar um pouco na memória do nosso povo! No dia 28/12/2010 passamos um momento cruel com a distribuição de energia nos Municípios de Laranjal e Vitória do Jari, por motivo de atrasos nos pagamentos da empresa SOENERGY que estava com 7 meses que não recebiam seu pagamento que era o valor de 1.200.000.00 ao mês, com isso a empresa não tinha como fazer os serviços de manutenção e prevenção das máquinas assim vindo danificar em série; aí o povo chegou no limite de sua paciência e fizeram um quebra quebra na CEA, CAMARA MUNICIPAL, CASA DA EX PREFEITA BIBLIOTECA AMBIENTAL CASA DO AGRICULTOR, Sendo que tais órgãos e como a residência da prefeita não tinha nada a ver com o manifesto, eu Liguei para o Governador eleito CAMILO CAPIBERIBE, e pedi uma intervenção junto a SOENERGY o Governador reuniu e se comprometeu em sanar as dívidas assim com esta atitude o governador garantiu nosso réveillon com energia, no mês de Janeiro de 2011 o Governador nos confiou a oportunidade de trabalhar na Gerencia da AGLJ. e tivemos um grande desafio mais o Governador locou recursos do BNDS trabalhamos as expansões de RDUS Que são redes de distribuição Urbanas foi implantado mais de 1700 postes de concreto na parte baixa da Cidade como Bairros Samauma Vila do Ovo Malvinas Castanheira Nova Esperança Cajari IFAP todas estas redes com iluminação Pública. Assim nos preparamos para receber a energia do linhão agora se conclui o projeto com a inauguração da subestação, agora Laranjal e Vitória navega em novos Mares. Graças a decisão política do Ex Governador Camilo e eu e os colaboradores da AGLJ. ficamos felizes em de alguma forma termos contribuído neste resgate da credibilidade junto a sociedade depois do tenebroso dia 28/12/2010. Manoel Benaion Pombo.

  2. Orlando Silva Junior

    Boa tarde, sou funcionario da Companhia de Eletricidade do Amapa e quero parabenizar ao sr ex governador Camilo pelas obras q foram feitas e atitudes tomadas em relaçao ao setor energetico! Infelizmente desde o começo do ano de 2015 começamos mais um passo ao regresso onde o Amapa vai se estagnar por no minimo mais 4 anos.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com