5 melhores dicas para diminuir os sintomas da TPM

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Um dos problemas mais comuns entre as mulheres é a tensão pré-menstrual. Cólicas, dores de cabeça e na lombar, irritabilidade, depressão e retenção de líquidos são somente alguns dos sintomas que elas sofrem todos os meses. Para evitar que esses sintomas interfiram na sua rotina, saiba que existem algumas formas de combater a TPM que podem fazer com que você conviva com ela sem maiores desconfortos no dia a dia.

 

Beber bastante água

Além de estimular os rins a trabalhar mais e eliminar o sal do organismo, a água auxilia no combate do inchaço e retenção de líquidos e contribui com o funcionamento do intestino. A bebida também pode auxiliar no alívio de sintomas como cansaço em excesso e combater o surgimento de acne na pele.

Praticar atividades físicas

O exercício físico é um grande aliado de quem quer combater a cólica sem precisar recorrer a medicações, pois eles liberam endorfinas, que possuem ação analgésica e ajudam a ativar a circulação, tirando o foco do útero e dos ovários. Além disso, a prática regular de atividade física diminui a ansiedade e irritabilidade, que são comuns em mulheres com TPM. Atividades leves como caminhadas, danças, ioga, pilates e alongamentos são as mais indicadas para essa fase.

Pílula anticoncepcional

O uso da pílula anticoncepcional pode fazer com que as variações hormonais diminuam bastante, controlando a TPM e amenizando sintomas como inchaço, dores e alterações bruscas de humor. Além disso, o remédio pode também auxiliar no combate à acne e controlar a ansiedade e o nervosismo.

Alimentar-se corretamente

Uma alimentação correta é fundamental para combater os sintomas da TPM. Alimentos como linhaça, soja, gergelim e frutas são ricos em diversos nutrientes que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço do corpo, diminuem a contração das cólicas e também combatem a irritabilidade e ansiedade. Alimentos ricos em ácidos graxos e magnésio, como as castanhas, também contribuem com a desinflamação do organismo e previnem as cólicas menstruais.

Já as bebidas alcoólicas, chá preto, cafés e refrigerantes devem ser evitados, pois elas intensificam as dores de cabeça, aumentam a irritabilidade e podem causar insônia. Além disso, você deve também reduzir o consumo de sal, que ajuda a reter líquidos no organismo.

Reduzir o estresse

Para acabar com os sintomas da TPM, é essencial que você leve uma rotina tranquila e livre de problemas. Além disso, o corpo precisa estar descansado e você deve dormir pelo menos oito horas diárias. Praticar exercícios respiratórios profundos pode ajudar a reduzir ansiedade, insônia e dores de cabeça. Já meditação e massagem são boas opções para aliviar o estresse do dia a dia.

Do itodas

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