O Parcelamento IRPF 2022 é uma opção para que o contribuinte regularize as pendências junto à Receita Federal. Obtenha aqui maiores informações sobre o Parcelamento IRPF 2022 e saiba como funciona.
Antes de optar pelo parcelamento é importante que o contribuinte analise para ter certeza se essa opção é mesmo a mais vantajosa para ele. O parcelamento será disponibilizado para todos os contribuintes, e pode ser efetuado pelo portal ECAC Receita Federal, mas é necessário saber se vale a pena ou não usar o mesmo.
Todo contribuinte terá o direito de optar pelo parcelamento do Imposto de Renda 2022 para pessoa física. Existem duas formas de quitar esse imposto, escrevemos abaixo quais são elas:
- Pagamento a vista, em parcela única, onde o contribuinte líquido todo o imposto;
- Pagamento parcelado recebe a incidência da taxa de juros básica, conhecida como taxa Selic.
- Ressaltamos a importância de analisar as opções acima antes de fazer a escolha, principalmente quando o contribuinte deseja fazer o parcelamento do pagamento, isso porque essa opção nem sempre é a mais vantajosa.
Como funciona o Parcelamento IRPF 2022
Necessário entender como funciona o parcelamento do IRPF 2022 para ter conhecimento sobre essa opção que está disponível a todos os contribuintes. Aqui trataremos mais desse assunto.
Mencionamos a seguir alguns pontos importantes que os contribuintes devem ter conhecimento sobre a opção de pagamento parcelado desse imposto, entenda mais sobre esse recurso:
- O pagamento parcelado está disponível para qualquer contribuinte;
- O parcelamento é concedido pela Receita Federal do Brasil e recebe incidência da taxa básica de juros da economia;
- A taxa mencionada anteriormente, é a Selic;
- As parcelas são reajustadas a cada mês, de acordo com a evolução da taxa.
- Essas são as principais características a respeito do pagamento parcelado do IRPF 2022. Cada contribuinte deverá analisar para ver se essa opção de pagamento é mesmo a mais vantajosa.
Diferença entre o Pagamento à Vista e Parcelado
Para que o contribuinte tenha conhecimento sobre qual é a melhor opção para que ele faça o pagamento do IRPF 2022, também se faz necessário reconhecer as características do pagamento à vista para que possamos diferencia-lo do pagamento parcelado.
Veja algumas diferenças entre os pagamentos:
- No pagamento à vista, o contribuinte fará a quitação do imposto em uma única parcela, o que já não ocorre quando o pagamento é parcelado;
- No pagamento à vista não incide a taxa Selic, no pagamento parcelado sim;
- O pagamento parcelado será feito somente pelas instituições financeiras credenciadas pela Receita Federal do Brasil;
- O contribuinte deverá selecionar débito automático obrigatório para o pagamento parcelado.
Faça a comparação e escolha o melhor método para pagar o seu imposto. O IRPF 2022, assim todos nos anos anteriores, tem prazos estabelecidos para ser pago. É importante consultar essas informações.