Prova do Encceja é adiada para junho

Prova do Encceja é adiada para junho

O ENCCEJA recebe inscrições pela internet e aqui você obtém as informações sobre como fazer a sua. O ENCCEJA é um exame que pode ser realizado voluntariamente e de forma gratuita, consulte os detalhes aqui e entenda como ele funciona.

O que é o ENCCEJA?

O ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – não é obrigatório, conforme mencionado anteriormente, ele pode ser realizado de forma voluntária e sem nenhum tipo de custo. Podem participar dele, os brasileiros residentes no Brasil e também no exterior. Após participar do exame, o aluno tem a oportunidade de receber o certificado e realizar as provas do ENEM com o ensino médio comprovado.

O certificado do ENCCEJA é emitido de duas maneiras, abaixo descrevendo cada uma delas:

  • Certificado: certifica que o aluno cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do ensino fundamental;
  • Declaração de proficiência: declara que o aluno conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo ENCCEJA.

Para fins de certificação, quem participou desse exame também pode solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento que foram avaliadas pelo exame. Até mesmo as pessoas que estão privadas de liberdade ou aqueles jovens que estão sobre medidas socioeducativas podem aderir ao exame.

Inscrições ENCCEJA

As inscrições para o ENCCEJA serão nos dias:

  • 16/04/2018 a 27/04/2018.

Faça a sua inscrição pela página do participante INEP assim que o procedimento começar, para não correr o risco de ficar de fora do processo, o que sempre acontece com muitos interessados.

As informações sobre o exame serão divulgadas pela internet e facilita para que todos possam ter conhecimento de uma maneira mais rápida, considerando que boa parte das pessoas possuem acesso à internet. Existem alguns requisitos básicos cobrados para que interessados possam participar, veja quais são eles:

  • Exame de ensino fundamental: necessário ter idade mínima de 15 anos completos na data da realização das provas;
  • Exame de ensino médio: será necessário ter idade mínima de 18 anos completos na data da realização das provas e isso se aplica apenas para aqueles residentes no exterior.

Se você faz o preenchimento dos requisitos que foram listados acima, não deixe de fazer a sua inscrição para participar do exame, em breve elas estarão disponíveis.

  • Acesse o site para fazer sua Inscrição;
  • Dados iniciais necessários: RG, CPF e um e-mail válido.

Resultado do ENCCEJA

A publicação do resultado ENCCEJA será divulgado também pela página do participante ENCCEJA para que todos possam consultar de uma maneira rápida e fácil. Para essa etapa também teremos uma data estabelecida e as informações serão divulgadas de forma online.

Abaixo confira:

  •  Divulgação do gabarito do Encceja
    10º dia útil após o exame (provavelmente, 17/08)
  •  Resultado do Encceja
    Início de outubro de. 

Para ajudar na sua preparação, acesse os materiais gratuitos ENCCEJA disponíveis no site. Depois de realizar o exame, basta aguardar a data informada para consultar o resultado pelo site.

Deixe uma resposta