Sendo um dos direitos de quem trabalha com a carteira assinada, o abono salarial é um valor muito importante que fica disponível para você em algumas situações. Muita gente não sabe como este benefício funciona. Afinal, o que é o abono salarial e quem tem direito a ele? Para conferir essa e mais informações, veja o texto a seguir:
O que é o abono salarial?
Em algumas situações, o trabalhador pode ser agraciado com alguns recurso como o abono salarial. Este valor é proporcionado pelo PASEP 2022. Você sabe do que se trata?
O PIS é o Programa de Interação Social e ele proporciona o desconto de uma taxa direto no seu salário bruto mensalmente. Esta taxa garante alguns benefícios como o FGTS, o seguro desemprego e o abono salarial. Vale ressaltar que o PIS é o benefício destinado ao setor privado.
Para quem trabalha para a rede pública, este benefício é o PASEP. Enquanto o PIS é gerido pela Caixa Econômica Federal, o PASEP é gerido pelo Banco do Brasil.
Quando o trabalhador preenche os requisito dos programas, ele pode realizar o saque do abono salarial. Mas que requisitos são estes? Saiba mais a seguir:
Quem tem direito?
O PIS/PASEP é descontado mensalmente do seu salário bruto, mas assim como os outros recurso que ele proporciona, não é todo mundo que pode sacar o abono salarial 2022. Ele fica disponível em algumas situações, quando o trabalhador cumpre as seguintes regras:
- Estar com os dados devidamente informados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
- Ter registro na carteira de trabalho por, pelo menos, 5 anos;
- Receber até dois salários mínimos;
- Ter exercido no ano base funções remuneradas por 30 dias.
Se estiver cumprindo as regras do abono salarial, você poderá fazer o saque do benefício quando ele ficar disponível para você.
Como sacar?
A primeira coisa que você deve saber sobre o pagamento do PIS/PASEP é que ele é realizado em lotes, dando privilégios aos trabalhadores em condições especiais.
Por isso, dependendo do banco em que você irá receber o valor, é importante ficar de olho no calendário de cada um dos programas. Como são destinados a trabalhadores de diferentes categorias, podem ter datas diferentes.
Depois de confirmar que você pode receber o abono salarial, você poderá entrar em contato com o banco para mais informações e se possuir uma conta regular, pode até sacar o abono direto da sua conta, sem maiores burocracias!