Emenda do senador Capi garante a entrega de laboratórios e consolida ensino de excelência no IFAP

0

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), que teve a maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deu mais um passo para se consolidar como ensino de excelência. Na manhã desta segunda-feira, 25, foram inaugurados os laboratórios de Alimentos, Edificações, Mineração e Química, que constituem o chamado bloco “E” do campus Macapá. A obra, que custou R$ 2 milhões, teve o aporte de emenda do senador João Capiberibe (PSB) no valor de R$ 1 milhão.

ifap 2

Durante a solenidade, a reitora Marialva Almeida disse que os laboratórios completam a formação técnica profissional obtida em sala de aula. “Os nossos estudantes estavam concluindo a formação sem a parte prática. Com a conclusão e entrega desses laboratórios, não só vão garantir as atividades práticas e de pesquisas dos respectivos cursos, como teremos um espaço que não tem em nenhum lugar do Amapá”, comemorou a reitora, ao agradecer o senador Capiberibe pelo apoio à instituição. “Só foi possível em razão da emenda que o senador Capi destinou”, completou.

ifap 3

A deputada estadual Cristina Almeida disse que o senador Capi e a deputada Janete, não têm medido esforços para investir na educação do Amapá. “Nós vemos investimentos na Unifap e demais instituições. E eles fazem questão de acompanhar a execução desses recursos através da Gestão Compartilhada, e o resultado não poderia ser outro. O nosso recurso está sendo muito bem investido”, ressaltou.

Os estudantes começaram a ter atividades no bloco de laboratórios a partir do final do ano passado, mas a maioria somente em 2017. É o caso da turma do quarto e último ano do curso Técnico Integrado de Mineração. “Agora é a hora em que estamos colocando em prática o que aprendemos nos últimos três anos, quando só ficamos em sala de aula, sem ter contato com equipamentos ou materiais”, conta Jadson Gonçalves, que, juntamente com Marco Pastana e Safira Hagenes, faz estágio no laboratório de mineração, local em que a equipe trabalha, por exemplo, com filtragem de caulim. Além disso, toda a turma tem aulas teórico-práticas realizadas no mesmo espaço. “O professor Franciolli passou a dar a aula dele aqui mesmo e com isso muitos colegas têm melhorado as notas”, completou Safira.

ifap 4

O senador Capiberibe disse que a reitora do IFAP preenche as três funções de um gestor: administrativa, executiva e política. “Hoje há coesão política no IFAP e o resultado vem com o empenho dos professores, técnicos, diretores e coordenadores”, ressaltou o senador, ao lembrar que fez curso técnico no Canadá e lá a qualidade da educação é bem avançada porque o Estado garante a estrutura necessária. “Precisamos desenvolver o nosso Estado, mas, para isso, precisamos investir em conhecimento”, disse ao falar do potencial da indústria pesqueira que pode ser desenvolvida no Amapá. “Para isso, precisamos investir na qualificação técnica e na infraestrutura adequada”, enfatizou.

Ao final do evento, o senador Capi e a deputada Cristina Almeida, juntamente com a direção do IFAP e alunos, visitaram as estruturas dos laboratórios.

Leave A Reply

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com